Juventude x Grêmio: onde assistir, palpites e escalações – Campeonato Gaúcho

GRÊMIO


Juventude x Grêmio entrarão em campo neste sábado, 30 de março, pela decisão do título do Campeonato Gaúcho pela 4ª vez na história. E o retrospecto joga 100% a favor do Tricolor: o Grêmio venceu o time Jaconero nas três disputas anteriores, e espera manter a escrita nesta partida, marcada para às 16h30 (horário de Brasília), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caixas do Sul. Do outro lado, cabe ao Juventude tentar tirar vantagem do calendário apertado do rival e sair com o melhor resultado possível dentro de casa.

Juventude: O sonho do bicampeonato renasce

Na sala de troféus do icônico Alfredo Jaconi, em meio às demais conquistas do Juventude, repousa uma única e solitária taça do Campeonato Gaúcho, com a placa “1998”. Naquele ano, o Juventude ganhava do Internacional por 3 a 1 após uma campanha invicta, e colocava fim a uma hegemonia de 44 anos de Grêmio e Inter alternando títulos estaduais.

Desde 1998, no entanto, o time de Caxias do Sul já chegou a outras 4 finais e viu o sonho de ser bicampeão estadual bater na trave. A última em que o Juventude esteve presente foi em 2016, contra o Internacional, quando perdeu por 4 a 0 no placar agregado. Anos antes, foi à final por duas vezes consecutivas, em 2007 e 2008, mas foi derrotado pela dupla Gre-Nal. Caiu em um movimentado 7 a 4 para o Grêmio em 2007, e depois foi vice para o Inter sendo goleado por 8 a 1 no agregado, em 2008.

Mais para trás, em 2001, perdeu por 6 a 3 no agregado para o Grêmio de Tite, Danrlei, Mauro Galvão, Zinho e Roger Machado, que ainda era atacante e hoje comanda justamente o Juventude. Agora, 26 anos depois da primeira conquista, cabe novamente ao torcedor jaconero e ao elenco alviverde, sob a batuta de Roger, tentar despachar o Grêmio para reencontrar a taça.

A missão não é fácil já que o desempenho no Juventude no Gaúcho foi de altos e baixos. O time se classificou para o mata-mata em 5º, com 15 pontos em 4 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Nas quartas, eliminou com facilidade o Guarany, por 4 a 0. Mas precisou dos pênaltis para passar pelo badalado Internacional, na semifinal, marcada pelo erro na cavadinha de Robert Renan, que selou a classificação.

Roger Machado não terá à disposição para a final o zagueiro Danilo Boza, com lesão muscular. O lateral-direito João Lucas é dúvida, com dores no joelho, enquanto Mandaca e Erick Farias continuam em fase final de recuperação e podem não aparecer entre os relacionados.

Brazil Campeonato Gaucho 26/03/24

V

Internacional

Internacional

1 (5)

EC Juventude

EC Juventude

1 (6)

Brazil Campeonato Gaucho 17/03/24

E

Internacional

Internacional

0

EC Juventude

EC Juventude

0

Copa do Brasil 14/03/24

V

Paysandu

Paysandu

1

EC Juventude

EC Juventude

3

Brazil Campeonato Gaucho 09/03/24

V

Guarany de Bage

Guarany de Bage

0

EC Juventude

EC Juventude

4

Brazil Campeonato Gaucho 02/03/24

D

Internacional

Internacional

2

EC Juventude

EC Juventude

1

Grêmio: Superstição para buscar o hepta seguido – pela 2ª vez

A final do Campeonato Gaúcho de 2024 pode significar para o Grêmio atingir sua melhor sequência de títulos do estadual. Se vencer o Juventude, o Tricolor conquistará pela segunda vez seu 7º Gauchão consecutivo – o 42º na história do clube. Desde 2018, o time não sabe o que é perder um estadual.

A marca do hepta campeonato não é inédita para os tricolores. O Grêmio enfileirou os troféus estaduais de 1962 a 1968, nos anos do esquadrão formado por Alcindo, Carlos Froner e Sérgio Moacir, nomes conhecidos do torcedor tricolor mais sênior.

A curiosidade é que o título do hepta veio justamente contra o Juventude, em um empate sem gols, após um octogonal final com Inter, Cruzeiro, Gaúcho de Passo Fundo, Brasil de Pelotas, Santa Cruz e Pelotas. No ano seguinte, em 1969, perdeu para o Internacional e viu o rival histórico conquistar 8 estaduais seguidos – maior marca de títulos do Gauchão em sequência até hoje.

O Grêmio de Renato Portaluppi se encontrou durante a competição, principalmente após as chegadas de Diego Costa e Pavón, e se terminou a primeira fase em 2º, com 23 pontos em 7 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Nas quartas, passou pelo Brasil de Pelotas, por 2 a 0, e despachou o Caxias por 5 a 3 no agregado na semi.

Geromel ainda é desfalque na zaga, e Rodrigo Ely deve ser mantido como companheiro de Kannemann. Mayk, suspenso após ser expulso no último jogo contra o Caxias, dará lugar a Wesley Costa. Soteldo ainda é dúvida, mesmo na fase final da recuperação, e deve começar no banco, com Gustavo Nunes fechando o lado esquerdo do ataque. A estreia na Copa Libertadores no dia 2 de abril contra o The Strongest, na altitude de La Paz, na Bolívia, pode fazer com que Portaluppi segure a minutagem de alguns jogadores, mesclando a equipe.

Brazil Campeonato Gaucho 27/03/24

V

Caxias RS

Caxias RS

2

Gremio

Gremio

3

Brazil Campeonato Gaucho 16/03/24

V

Caxias RS

Caxias RS

1

Gremio

Gremio

2

Brazil Campeonato Gaucho 10/03/24

V

Brasil de Pelotas

Brasil de Pelotas

0

Gremio

Gremio

2

Brazil Campeonato Gaucho 02/03/24

V

Guarany de Bage

Guarany de Bage

1

Gremio

Gremio

4

Brazil Campeonato Gaucho 25/02/24

D

Internacional

Internacional

3

Gremio

Gremio

2

Juventude x Grêmio: 3 decisões e 3 títulos para o Grêmio

Juventude x Grêmio já se enfrentaram outras 3 vezes em finais do Campeonato Gaúcho, com o retrospecto histórico todo favorável ao Tricolor, que faturou os títulos em 1996, 2001 e 2007. Nos últimos 10 jogos, o Grêmio venceu 7 – são 15 gols para o Imortal -, enquanto o Juventude ganhou apenas 2 – marcando 9 gols nos confrontos.

A última vitória dos Jaconeros aconteceu em junho de 2021, no 1º turno do Brasileirão, por 2 a 0. Na fase de grupos deste Gauchão, vitória para o Grêmio, por 1 a 0, com gol do lateral Fábio. O segundo jogo da final acontecerá no dia próximo sábado, 6 de abril, às 16h30 (horário de Brasília) na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Brazil Campeonato Gaucho 09/02/23

EC Juventude

EC Juventude

2

Gremio

Gremio

3

Brazil Campeonato Gaucho 13/02/22

Gremio

Gremio

1

EC Juventude

EC Juventude

1

Gremio

Gremio

3

EC Juventude

EC Juventude

2

EC Juventude

EC Juventude

2

Gremio

Gremio

0

Brazil Campeonato Gaucho 25/03/21

EC Juventude

EC Juventude

2

Gremio

Gremio

1

Tabela do Campeonato Gaúcho

  • Juventude x Grêmio – sábado, 30/03/2024 – 16h30;
  • Grêmio x Juventude – sábado, 06/04/2024 – 16h30.

Escalações de Juventude x Grêmio

Provável escalação do Juventude: Gabriel Vasconcellos; Pará (João Lucas), Rodrigo Sam, Zé Marcos e Alan Ruschel; Caíque, Jadson e Jean Carlos; Lucas Barbosa, Gilberto e Edson Carioca. Técnico: Roger Machado.

Provável escalação do Grêmio: Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Wesley Costa; Villasanti e Pepê; Pavon, Cristaldo e Gustavo Nunes; Diego Costa. Técnico: Renato Portaluppi.

Juventude x Grêmio: onde assistir ao vivo?

O jogo entre Juventude x Grêmio, válido pela partida de ida da final do Campeonato Gaúcho 2024, terá transmissão ao vivo pela TV Globo (RBS TV), pelo canal Sportv 2 e pelo serviço de streaming Premiere.

  • RBS TV: canal de TV aberta, filiada da TV Globo no Rio Grande do Sul ;
  • Sportv 2: canal de televisão por assinatura;
  • Premiere: plataforma de streaming do Grupo Globo;

Palpites Juventude x Grêmio

O Grêmio chega com favoritismo ao jogo, pelo retrospecto histórico em finais e pelo melhor momento por sua campanha no Gauchão. Em 8 das 10 últimas partidas entre Juventude x Grêmio, foi o Tricolor que inaugurou o placar, colocando-o em uma boa condição de sair vencedor do 1º tempo. Além disso, em 5 dos 7 últimos jogos do Grêmio, as partidas acabaram com mais de 2,5 gols marcados ao todo, e ambos os times anotando gols.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *